Se a primogenitura era de Esaú, por que Deus escolheu Jacó? Pastor responde

  • 24/04/2025
Se a primogenitura era de Esaú, por que Deus escolheu Jacó? Pastor responde
Se a primogenitura era de Esaú, por que Deus escolheu Jacó? Pastor responde (Foto: Reprodução)

“Dentro de cada um de nós há um sacerdote”: Joel Engel Júnior fala sobre primogenitura e legado espiritual

Por que Jacó desejava tanto a primogenitura de Esaú? E por que, tantas vezes, Deus escolheu o segundo filho em vez do primeiro? Em ministração nesta terça-feira (22), Joel Engel Júnior, filho do pastor Joel Engel, respondeu a essas e outras questões ao abordar a primogenitura bíblica.

No início do culto, seu pai, Joel Engel, destacou como muitas das dificuldades emocionais enfrentadas por adultos têm origem em vínculos familiares mal resolvidos. Segundo ele, a ausência de preparação espiritual entre pais e filhos tem gerado lacunas:

“Eu atendo muitos pais. A maior trave na vida das pessoas é algo não resolvido com seus pais. É por isso que a palavra ‘filho’ e a palavra ‘pai’ causam tanto impacto. Muitos precisam de cura nessa área. Muitos pais não preparam seus filhos e não entregam a eles o cajado antes de morrer.”

Em seguida, Joel Engel Júnior iniciou sua mensagem abordando um dos acontecimentos mais marcantes do Antigo Testamento: a troca da primogenitura entre Esaú e Jacó.

“Muitas vezes, lemos a Bíblia e nos surgem algumas dúvidas: por que Jacó queria tanto a primogenitura? Será que ele estava interessado na herança? Jacó não estava interessado nos bens; ele queria servir a Deus como sacerdote e conseguiu.”

Segundo ele, a primogenitura no contexto bíblico tinha uma função que ia além dos direitos materiais:

“Deus sempre quis ser o primeiro em nossas vidas. É por isso que Ele sempre deu destaque ao que vem primeiro. O primeiro filho é chamado de primogênito e isso tem um significado muito forte na Bíblia. Antes de existir a tribo de Levi, era o primogênito que servia como sacerdote do lar. Era ele que fazia os sacrifícios, quando chegasse a idade certa.”

O valor da primogenitura

Joel Júnior destacou que Esaú, ao vender sua primogenitura por um prato de comida, estava abrindo mão de algo muito mais valioso que bens:

“Esaú vendeu sua primogenitura por um prato de comida, ou seja, ele não dava valor nenhum a isso. Esaú não estava entregando ali o direito à sua parte nos bens — ele não daria isso de mãos beijadas — mas sim seu direito ao sacerdócio.”

A Bíblia diz que “Deus amou Jacó e odiou Esaú” (Malaquias 1:2-3; Romanos 9:13), e Joel explicou:

“A tradição judaica conta que Esaú era um homem riquíssimo, mas que era desonesto, violento e mulherengo. Ou seja, ele escolheu rejeitar a Deus. Isso é totalmente contrário do que se espera do primogênito. Porque o primogênito tem a função de aproximar sua família e seu povo de Deus.”

A partir disso, ele destacou que a primogenitura pode ser “ativada” por meio da postura espiritual — e não necessariamente está ligada à ordem de nascimento.

“É por isso que vemos muitos que não são os primeiros tornando-se primogênitos, a começar por Jacó. Dentro de cada um de nós há um primogênito, dentro de cada um de nós há um sacerdote e temos uma missão a concluir. Mas para isso, precisamos ativar a função de sacerdócio em nós.”

Esse padrão se repete em várias histórias bíblicas. Joel Júnior citou o caso de Isaque e Ismael:

“Isaque não era o primeiro filho, e sim Ismael. Mas quem ativou a primogenitura foi Isaque.”

E também os filhos de Jacó:

“Até mesmo entre os filhos de Jacó foi assim: Rúben não cumpriu com seus requisitos e Deus repartiu sua primogenitura entre os irmãos. De Judá vieram os reis de Israel — deveria ter vindo de Rúben. De Levi vieram os sacerdotes — deveria ter vindo de Rúben. De José veio a porção dobrada — ele recebeu duas tribos, Manassés e Efraim.”

O legado do sacerdócio 

Joel também explicou que, após o pecado do bezerro de ouro, Deus tomou uma decisão que redefiniu a função sacerdotal:

“Passado esse momento do pecado do bezerro de ouro e da reparação, Deus disse: no lugar de todo primogênito de Israel, colocarei a tribo de Levi. E a partir disso, todos os primogênitos de Israel ofereciam a Deus um resgate. Em outras palavras, Deus disse: a partir de agora, Levi ficará no lugar dos primogênitos.”

Ao final, Joel destacou a diferença entre herança e legado:

“Deus disse aos levitas: ‘Vocês não terão herança’. Por que? Pois eles teriam um legado. Levi não precisou trabalhar por uma herança material. Eles não podiam possuir terras, mas ainda assim nada faltou — 10% de toda a provisão das tribos eram voltadas a eles. Eles só precisavam focar em seu legado. Em buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, e todas as demais coisas seriam acrescentadas.”

Mais do que uma posição de nascimento, o papel do primogênito, segundo Joel, é um chamado: “Um chamado ao sacerdócio e à construção de um legado que é eterno.”

Assista a pregação completa:

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/se-primogenitura-era-de-esau-por-que-deus-escolheu-jaco-pastor-responde.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Clima De Louvor

Cantora Carmozina Carlos

top2
2. Sobrevivi

Cantora Sarah Farias

top3
3. Nunca Foi Sorte

Cantora Eliane Fernandes

top4
4. Ele e

Cantora Silvany Santos

top5
5. Jesus Vem

Genilson Batista

top6
6. Adore A Ele

Lucia Santos

top7
7. Toque Pela Fe

Valvim Silva

top8
8. Radio Sepiol

O Melhor Da Musica Gospel Toca Aqui

top9
9.

top10
10.


Anunciantes