Como a igreja perseguida celebra o Natal?

  • 23/12/2024
Como a igreja perseguida celebra o Natal?
Como a igreja perseguida celebra o Natal? (Foto: Reprodução)

Em muitos países onde falar o nome de Cristo é um risco mortal, muitos cristãos sofrem ataques por comemorar o Natal.

Em diversos locais há resistência em permitir a celebração cristã. Além disso, muitas igrejas são alvos de extremistas enquanto comemoram o nascimento de Jesus.

No entanto, apesar da perseguição mundial, a Igreja em mais de 70 países celebra com alegria o Natal.

Colômbia

O Natal na Colômbia, especialmente para os cristãos, é um momento cheio de significado porque é quando as famílias e amigos se reúnem para orar e louvar. Na ocasião, eles também refletem sobre a vinda de Cristo ao mundo.

As decorações com luzes e presépios também fazem parte da celebração. À noite,  enquanto os presentes são compartilhados, dois pratos típicos são servidos: a natilla e o buñuelo.

“Lembramos que o Natal não é apenas uma celebração familiar, mas também uma oportunidade de fortalecer nossa fé, compartilhar amor e levar esperança aos outros”, disse Esther, uma cristã colombiana.  

Norte da África

Uma cristã do Norte da África compartilhou que não é muito comum celebrar o Natal em comunidades de maioria islâmica. Apesar disso, eles fazem o que podem para celebrar o Natal. 

“A liberdade de culto não existe em nossa região, mas nos reunimos em casas com famílias e amigos”, contou ela. 

Durante a celebração, um membro da família lê a Bíblia e conta a história do nascimento de Jesus: 

“É maravilhoso, as crianças ficam tão felizes. Além disso, temos um tempo de oração por paz. É também uma oportunidade para lembrar nossos entes queridos que Jesus não só mudou a história da humanidade, mas pode mudar a história deles da mesma forma”. 

E continuou: “Damos a oportunidade de conhecerem a Jesus e aceitá-lo como Salvador. Orem hoje, se possível, para que o Senhor possa tocar nossos países no Norte da África”.

Sudeste Asiático

No Sudeste Asiático, duas crianças cristãs de origem muçulmana compartilharam sua empolgação com o Natal.

Filhos de pescadores locais, o cotidiano delas é repleto de momentos no barco a motor, sob as casas de palafitas. 

Vestidas com camisetas vermelhas brilhantes e segurando estrelas feitas à mão, elas testemunham suas esperanças e sonhos para este período.

“Estou animada porque poderei ver as luzes de Natal na igreja novamente”, contou uma das crianças. 

E a outra acrescentou: “Estamos felizes porque haverá muitos presentes para trocar, e também estamos ansiosos pela comida. Estou animada com os presentes, e todos nós vamos comer juntos”.  

Sul da Ásia

Já no Sul da Ásia, Amila* do Sri Lanka conheceu Jesus em 2012, desde então, enfrenta grandes desafios por causa da perseguição da família e da comunidade. 

Enquanto trabalhava, Amila deixava as filhas com a avó. Porém, por conta de sua conversão, a idosa punia suas filhas as deixando famintas e sem ter comido nenhuma refeição. 

Então, quando trabalhava aos domingos, Amila sempre deixava as filhas na Escola Bíblica Dominical. 

Com o apoio da missão Portas Abertas, ela abriu um comércio e agora consegue cuidar das filhas e frequentar a igreja aos domingos. 

As meninas compartilharam como é celebrar o Natal no Sri Lanka: “O Natal celebra que Jesus nasceu. Ele nasceu em uma estrebaria em Belém. Nós ganhamos presentes, cantamos com alegria e fazemos lindas danças”, disse uma criança.

“Também oramos a Deus e louvamos a Jesus que nos ama e veio até nós. Deus abençoe vocês”, afirmou a outra filha.  

País não identificado

Sana*, de um país que não pode ser identificado por questão de segurança, contou como celebra o Natal em sua região. 

“Este ano, eu quero celebrar o Natal na igreja, com o pastor e os professores da Escola Bíblica Dominical. Eu quero trazer um bolo de dois andares e nós vamos cortar o bolo com os pastores e os membros”, disse ela.

“Nossa expectativa é que o seu Natal e de toda a sua família seja repleto de alegria, do amor e da graça do bom Jesus. Somos imensamente gratos por tanto apoio e entrega à Igreja Perseguida”, afirmou a missão. 

E concluiu dizendo: “Que nesse período, você possa tirar alguns minutos e lembrar dos nossos irmãos na fé, nossa família em Cristo, orando para que também possam celebrar o Natal com segurança e alegria. Feliz Natal”.

*Nomes alterados por segurança.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/como-igreja-perseguida-celebra-o-natal.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Clima De Louvor

Cantora Carmozina Carlos

top2
2. Sobrevivi

Cantora Sarah Farias

top3
3. Nunca Foi Sorte

Cantora Eliane Fernandes

top4
4. Ele e

Cantora Silvany Santos

top5
5. Jesus Vem

Genilson Batista

top6
6. Adore A Ele

Lucia Santos

top7
7. Toque Pela Fe

Valvim Silva

top8
8. Radio Sepiol

O Melhor Da Musica Gospel Toca Aqui

top9
9.

top10
10.


Anunciantes